Adeus carnaval Galo X Bola Preta

Eu realmente achava que o Rio em geral e o carioca em particular não estariam prontos para o carnaval de rua - mesmo com as tentativas dos últimos seis, sete anos. Devo reconhecer, no entanto, que o Rio ainda não está pronto, mas há esperança para o carioca, que tá começando a gostar da brincadeira.

Pulei carnaval de rua durante toda a minha infância em Recife e em Olinda. Sem medo, porque lá é tão organizado que, semanas antes, a cidade inteira já sabe quais blocos vão sair a que horas e em quais ruas, onde haverá banheiros, onde tem confusão e onde não tem, quais são recomendados para crianças, quais são para adultos... O trânsito é bloqueado dia sim, dia não, nos entornos dos blocos, e os motoristas andam com os mapas na mão, que trazem os novos fluxos, disponibilizados pela prefeitura nos jornais locais e na TV - exatamente como a gente sabe do entorno da Marquês de Sapucai.

Há esperanças para o Rio, portanto, pois o povo e as associações de moradores agora começam a acordar e a se mobilizar para pedir mais segurança e para, sentados à mesa, juntos, comandar a agenda de 2010 - o Rio amadureceu e internacionalizou o carnaval na Sapucaí, por que não faz o mesmo com os blocos de rua? O Cordão do Bola Preta, tradicional bloco do Rio, já sinaliza que vai disputar atenção do Guiness com o Galo da Madrugada, de Recife, arrastando multidões. Mas até na hora da contagem há falta de organização. No dia em que o Cordão do Bola Preta saiu no Centro do Rio (21.02), os números foram desde 300 mil pessoas, 500 mil pessoas (Globo na internet) até mais de 1 milhão (O Dia Online). Já o Galo contabilizou 1,5 milhão de pessoas (Estadão.com.br e O Globo na internet), bem menos que o recorde de 2 milhões, mas pelo menos não houve desencontro de números nem de informações. Desculpem, a prefeitura e a organização do bloco, bem como a PM, sentam juntas pra comandar o carnaval de rua. Uma pequena aula de organização.

A tempo I: o carnaval é uma festa lucrativa e deve ser auto-sustentável, e não paga com o dinheiro público. Em recife, estiveram LG e Skol, além da Chesf e da Caixa.
A tempo II: meus amigos Ju Rangel e Claudio de Souza, mais uma vez, cobriram o carnaval de blocos do Rio lindamente (http://oglobo.globo.com/blogs/blognarua/). Parabéns aos dois. Fica a dica pra 2009.

Por hoje é só. Agora que acabou o carnaval, feliz 2009 a todos!

Comentários

Paola Lohmann disse…
Olá,

achei ótima a sua colocação... Torço para que o Rio de Janeiro amadureça e veja como esses eventos são importantes, não só em termos econômicos, mas também, e principalmente, no que se refere a manifestação popular... Essa é uma festa do povo... Ao invés de dificultar a saida dos blocos, todos os entes envolvidos deveriam trabalhar para beneficiar a população local e os turistas que partem e levam saudade... Uma experiência simplesmente particular... E espetacular...
Anônimo disse…
Feliz Ano Novo, tia Kateeee ! Tô adorando acompanhar o Blog ! E que em 2009 possamos viajar MUITO, pois destino melhor para o dinheiro não há :-) !

Bjs !

Postagens mais visitadas deste blog

Praia, futuro, vida boa

Aeroportos e Copa em Natal

Frio no Nordeste ?