Sanfona, vinhos e energia no sertão

Terra quente, as águas do Rio São Francisco e uma imensa produção de vinhos. Estas três coisinhas em comum unem as cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA), que são separadas geograficamente apenas por 800 metros de Rio São Francisco, marco que divide as margens dos dois estados. Agora as duas cidades vão, novamente, se unir. Desta vez para sediar a primeira edição do Festival Internacional de Sanfona (o site é uma graça!). Entre os dias 16 e 21 de março, as cidades vão abrigar shows de nomes como Dominguinhos, Targino, Elba Ramalho e Renato Borghetti - patrocínio da Petrobras e da Natura. Só, hein?

Caso alguém se interesse, a GOL e a OceanAir têm vôos diretos para Petrolina, mas vale lembrar que é bom ficar pelo menos uns 4 dias. Daí dá para conhecer o famoso Bodódromo (onde se come carne de carneiro e de bode à vontade), plantações de vinhos e ainda esticar 300 km para visitar os sítios arqueológicos do Homem das Américas no Parque Nacional Serra da Capivara-PI (infos em http://brasil65mais7.blogspot.com). Ah, não é longe não, vá lá: afinal de contas, não é todo o dia que se vai ao Norte/Nordeste, né?

Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são cidades-irmãs em muitos aspectos, já que ambas têm amplas produções de vinhos -- vinículas e projetos muitas vezes tocados em parcerias com espanhóis da região de Pamplona -- e têm projetos turísticos em andamento que resgatam as histórias de Lampião e seu bando, museu do sertão e os acervos da Embrapa (visitas técnicas e científicas).

Quem quiser saber mais sobre as atividades econômicas da região do Vale do São Francisco pode dar uma olhada no site da Codevasf (www.codevasf.gov.br) e no site da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf. Para quem não sabe, o vale abriga várias usinas hidrelétricas e algumas termelétricas, uma refinaria de petróleo e usinas de álcool, mas o principal potencial energético é o hidráulico.

E por falar em energia e em Chesf, uma dica para quem trabalha na área: Recife vai abrigar, este ano, o XX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, entre os dias 22 e 25 de novembro. O evento só acontece a cada dois anos e é considerado um dos mais importantes do setor elétrico na América Latina.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia, futuro, vida boa

Aeroportos e Copa em Natal

Frio no Nordeste ?