Recife, Olinda e... Israel? - Parte I

O que será que Olinda, Recife e Israel têm em comum? Na semana em que as cidades pernambucanas celebram aniversário (Olinda, 12 de março de 1535, data oficial - Recife, 12 de março de 1537, data simbólica), o portal pe360graus.com e a Rede Globo Nordeste cruzaram o oceano para desvendar as ligações entre estas "nações" e produziram lindas fotos e vídeos muito interessantes. (Foto: Recife Convention Bureau - http://www.recifecvb.com.br)

Para quem não sabe, os judeus que viviam na Península Ibérica, no século XVI, vieram para o Brasil com identidades de cristãos-novos e encontraram Pernambuco de PORTOS abertos. Os judeus portugueses de Amsterdã têm muito em comum com pernambucanos do período de Maurício de Nassau -- aliás, minha terra Pernambuco guarda muita ligação com os holandeses.

Os cristãos-novos alavancaram os engenhos de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, locais que hoje são atrativos turísticos para quem segue para o Nordeste em busca de roteiros diferentes.

E por falar em roteiros diferentes, aqui vai uma dica da Secretaria de Turismo de lá para quem quer curtir Recife de um jeito diferente: inspirado na cidade-irmã Amsterdã, Recife tem um roteiro assombrado, cujos atrativos foram baseados nas obras “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, e “O Recife Assombrado”, de Roberto Beltrão. Guias turísticos especializados fazem este roteiro (agendado para grupos) chamado "Lendas do Recife". Os interessados devem se inscrever pelo Disque Turismo (81) 3232-8409 ou pelo e-mail lendasdorecife@yahoo.com.br. As inscrições são gratuitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia, futuro, vida boa

Aeroportos e Copa em Natal

Frio no Nordeste ?