Um mais ou menos e um bom

Uma coisa mais ou menos é ver pessoas que comemoram esta notícia que li ontem no jornal Panrotas: Natal (RN) foi o destino do Nordeste mais vendido pela maior operadora de viagens do país. Eu não estou entre estas pessoas.

Quem conheceu Porto Seguro e Porto de Galinhas há uns 15, 20 anos, e visitou estes lugares após a "chegada" de operadoras de grande porte a estes locais vai entender o que estou falando. Não, não tenho nada contra uma operadora expecificamente, muito pelo contrário. Sou apenas mais uma dentre tantos profissionais ligados ao turismo que são contrários ao turismo predatório, aquele que envolve uma massa de visitantes em grandes volumes e por longos períodos que degradam os atrativos turísticos por não respeitarem capacidade de carga. Em geral, há suspeitas de que operadores deste porte criem práticas de mercado (como preços irrisórios ou superfaturamento) que derrubam o comércio local e serviços como pousadas e receptivos de pequeno porte (a maioria). Pouco se deixa de positivo para o desenvolvimento local, e isso não é exclusivo de uma única operadora. Mas o Nordeste foi alavancado por operadoras assim. Agora só resta amadurescer.

Uma coisa boa foi visitar o novo site de divulgação da cidade de Natal (www.natalfelizcidade.com.br). Muito intuitivo e um ótimo sinal: em inglês. São poucos os sites de cidades do Nordeste que trazem esta opção. Ponto para a secretaria de turismo local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia, futuro, vida boa

Aeroportos e Copa em Natal

Frio no Nordeste ?