Maré baixa pra piscinas naturais

Uma amiga minha foi conhecer Maragogi (Alagoas) e, apesar de a maré estar baixa, ela não pôde ir às piscinas naturais - o principal atrativo. E foi esta indignação que me inspirou a escrever sobre este tema: a polêmica da tábua de marés no Nordeste.

Explico: os turistas que vão atrás de piscinas naturais, em geral, são informados de que devem consultar a tábua de marés, mas não é tão simples assim. Por exemplo: se você for a João Pessoa e quiser conhecer Areia Vermelha em Cabedelo ou Picãozinho, em João Pessoa, precisa ter maré baixa, mas se a maré não estiver abaixo de 0,3 você corre o sério risco de não ver as piscinas naturais (Gente, é só um exemplo). Outro: se você for a Maragogi (AL) e a maré estiver baixa, a única coisa que garante diversão nas piscinas naturais é maré abaixo de 0,8 e, preferencialmente, ao sol de meio-dia. Se for de manhã bem cedo, tipo 8h, o passeio não será o mesmo. Isso sem contar que a maré baixa varia de acordo com o estágio da Lua. Ixi!

Bem, pra ajudar os viajantes desinformados, aqui vão uns links sobre marés: Centro de Hidrografia da Marinha(CHM), tábua de marés do INPE/CPTEC (na barra de navegação à direita, no meio pro fim do site) e dicas do Climatempo. Outra dica: entre em contato com os telefones dos Centros de Atendimento ao Turista de cada estado e se informe sobre a maré ideal.

Comentários

Paulo Henrique disse…
Aqui vai pra vocês uma dica importante para saber a maré ideal para os mergulhos por volta de meio-dia:veja a lua vigente!!Nas luas NOVA e CHEIA os dias vigentes da lua são os dias ideais para os mergulhos.Já para pescar os pescadores dizem o contrário:as melhores luas para a pesca são a MINGUANTE e CRESCENTE.

Postagens mais visitadas deste blog

Praia, futuro, vida boa

Aeroportos e Copa em Natal

Frio no Nordeste ?